Novidades no Windows Azure Junho 2012

06/09/2012 23:07:05 By Felipe Pessoto

Junto com o último SDK (June 2012) o Windows Azure trouxe várias novidades importante. Agora sobre o comando do Scott Gu o Windows Azure está recebendo muitas novidades que devem ajudar ainda mais no sucesso da plataforma.

Novo Portal

O novo portal feito do zero, agora é muito rápido e fluído, construido com a API Rest, tudo que pode ser feito nele também pode ser feito usando as Web API´s, inclusive também está disponível a ferramente para linha de comando que permite criar scripts e automatizar as tarefas administrativas, usando o PowerShell para Windows e o Bash para Linux e Mac. O código fonte da ferramente está disponível no GitHub sobre a Licença Apache 2.0, assim como o Azure SDK em si.

O site funciona em todos os browsers e pelo que vi pelos HTTP Headers, o site é feito em .NET4.0 e MVC 3.0.

Máquinas Virtuais

Agora é possível usar Máquinas Virtuais persistentes, já que antes era possível apenas criar máquinas virtuais que não persistiam o estado, isto é, sempre que o processo era interrompido a máquina virtual era "resetada" ao estado inicial. Com isso ficou simples migrar seu servidor on-premise pro Windows Azure, basta enviar o arquivo VHD da máquina virtual e já está na nuvem, inclusive servidor Linux. Também é possível criar máquinas virtuais a partir de imagens prontas:

 

Web Sites

Outra novidade é o servidor de Web Sites, que permite fazer o deploy de aplicações ASP.NET, Node.js e PHP, que inclusive está com um plano grátis por 1 ano (no mínimo) para até 10 sites. O deploy pode ser feito usando  FTP, Git, TFS e Web Deploy:

O plano grátis é para ambientes compartilhado, mas é possível fazer o upgrade para planos dedicados, usando todos os tamanhos de instancias disponíveis, ou mesmo usando várias pra um mesmo site. O Load Balance é automático e os mesmos métodos que deploy continuam funcionando, não importat quantas instancias você tenha:

 

 

SDK

O SDK agora está disponível para Windows, Mac e Linux, para diversas linguagens e plataformas, como .NET, Java, Node.js, PHP, e Python:

 

É muita novidade e promete levar o Azure à vários níveis acima.

Para mais detalhes sugiro o blog do Scott Gu


Comments (0)