04/20/2014 23:01:00
By Felipe Pessoto
Depois da extensão para o Google Chrome, publiquei um app na Windows Store para verificar o trânsito de São Paulo. É a primeira vez que desenvolvo e publico na Windows Store. Criar Apps usando HTML + JS é simples e não exige uma grande curva de aprendizado. Para publicar não basta simplesmente jogar a App na Store, você precisa além de passar nos diversos testes de qualidade, adiciionar screenshots e descrições pra cada idioma que deseja ser certificado, e caso use a internet, precisa de uma política de privacidade. Depois de algum tempo consegui acertar tudo e o App já está na loja: CET - Transito Agora
Ícone no Menu Iniciar
Screenshot
04/20/2014 18:48:00
By Felipe Pessoto
Durante o Build 2014, foi anunciado a versão 1.0 RTM do TypeScript. Tenho usado ele faz algum tempo e com certeza foi continuar usando em todo projeto que tenha qualquer código em JavaScript. É incrivel poder usar JavaScript com classes, argumentos opcionais, tipos, e um this confiável, sem ter que se preocupar com as diversas ciladas do JavaScript, é o JavaScript como deveria ser.
A versão final será integrada ao Visual Studio 2013 Update 2, e disponivel via extensão pro 2012.
A partir de agora ele é uma linguagem "oficial"do Visual Studio e também vai receber contribuições via Pull Requests, pra isso você precisa seguir as diretrizes de contirbuidores.
04/19/2014 19:57:02
By Felipe Pessoto
O Windows Azure chegou ao Brasil publicamente. Desde o ano passado a Região Brasil São Paulo (Brazil South) estava em Preview privado para garantir que tudo funcionaria.
Agora em Preview público todos podem fazer testes e tirar proveito da latência menor para os brasileiros. Nem todos os serviços estão disponiveis, mas os principais já estão, como WebSites, Virtual Machine e SQL Azure. Nesta página é possível verificar quais estão disponíveis: http://azure.microsoft.com/en-us/regions/#services.
Já aproveitei e migrei o FujiyBlog pra um Azure WebSite + SQL Azure no Brasil, as páginas que antes tinham um tempo de resposta de no mínimo 180ms, agora estão em 50ms. O processo de migração foi muito simples, usei o deploy automático a partir do fonte no Codeplex, e funcionou muito bem e rápido, bastou ativar o deploy e funcionou de primeira, sem ajustes.
Com a migração pro Azure WebSites agora posso usar facilmente os Add-Ons da Store, para o envio de e-mails usei o SendGrid, que permite enviar 25 mil email por mês sem custo e o New Relic para monitorar a performance.
04/11/2014 19:23:52
By Felipe Pessoto
Perguntei para o Eric Lippert por que o C# usa UTF-16, já que não é compacto como o UTF-8 nem com comprimento fixo como o UTF-32.
Em resumo, por compatibilidade com o VB e COM. Você pode ler a resposta completa no blog da Coverity
04/01/2014 11:02:35
By Felipe Pessoto
Publiquei no NuGet.org uma pequena biblioteca que uso há muito tempo para ajudar no uso de cache e evitar a mesma repetição de código sempre que se usa cache. Esta é a primeira versão pública.
O Package se chama Fujiy.Util e contém também algumas extensões para Collections.
Um exemplo de como essa biblioteca pode ajudar.
Em vez de escrever todo esse bloco de código:
decimal price;
var returnFromCache = Cache"CarClassGetPrice" + carId;
if(returnFromCache is decimal)
{
price = (decimal)returnFromCache;
}
else
{
price = GetPrice(carId);
Cache["CarClassGetPrice" + carId] = price;
}
Você escreve apenas:
decimal price = CacheHelper.FromCacheOrExecute(() => myObj.GetPrice(carId));
O código fonte está disponível no CodePlex e conta com muitos testes unitários