Microsoft quer códigos mais seguros e de qualidade

10/08/2007 17:51:00 By Felipe Pessoto

A Microsoft continua a ajudar os desenvolvedores à escrever código de melhor qualidade e mais seguro.
Ela está adicionando características novas para análise de código na próxima versão da sua suite de desenvolvimento, o Visual Studio 2008.

No Visual Studio 2005, a companhia integrou um par de ferramentas: FxCop e PREfast, sob os nomes de Managed Code Analysis e C/C++ Code Analysis, disse S. “Soma” Somasegar, vice-presidente da divisão de desenvolvimento da Microsoft.

Agora para o Visual Studio 2008, a equipe de análise de código da Microsoft está adicionando algumas características novas, incluindo o Code Metrics, uma nova janela de ferramentas "que permitirá que você não somente tenha uma visão geral da qualidade do código, mas também a possibilidade de se aprofundar nos pontos de difícil manutenção e mais complexos,” disse Somasegar.

Para o Visual Studio 2008, o Code Metrics virá com 5 modos: Cyclomatic Complexity, Depth of Inheritance, Class Coupling, Lines of Code e Maintainability Index.


Outras características novas incluem as melhorias no Code Analysis Policy, que permitem se assegurar de que a análise do código esteja funcionando antes de cada registro. A equipe da Microsoft fez também algumas melhorias na usabilidade, incluindo uma orientação melhor e fornecendo mais controle sobre os ajustes que são aplicados na política dos projetos.

De acordo com o blog de Somasegar, a análise de código do Visual Studio 2008 será caracterizada também por melhorias como: sustentação para analisar métodos anônimos e expressões lambda; análise nova, incluindo regras adicionais de segurança, de globalização, da manutenção e da sintetização de voz (incluindo suporte à dicionário customizado); melhor suporte para C++/CLI e o Compact Framework; e as melhorias de desempenho que diminuíram o tempo de análise sobre código gerenciado em duas vezes, e consumindo metade da memória do Visual Studio 2005.

A Microsoft anunciou o lançamento oficial do Visual Studio 2008 junto com Windows Server 2008 e SQL Server 2008 para o dia 27 de Fevereiro 2008 em Los Angeles. Entretanto, o código final do Visual Studio 2008 é esperado para o fim deste ano.

Comments (0)