Microsoft abre código do Singularity

03/05/2008 09:56:00 By Felipe Pessoto

A Microsoft anunciou um novo sistema operacional nesta terça-feira: o Singularity. Mas não se empolgue muito: ele é um "carro-conceito em forma de SO", disse Rick Rashid, diretor geral do Microsoft Research.

A Microsoft está disponibilizando o protótipo desse sistema operacional gratuitamente para comunidades acadêmicas e pesquisadores na esperança de que eles o usarão para desenvolver novos tipos de arquiteturas para computadores.

É difícil para a comunidade acadêmica fazer experiências com arquiteturas de computadores, disse ele. O Singularity foi criado para tornar fácil para os pesquisadores testarem como sistemas operacionais e aplicações podem interagir entre si.

"É um novo sistema criado do zero, com o objetivo específico de ser mais confiável", disse Rashid. O Singularity foi desenvolvido em C# e a Microsoft espera que ele ajude a melhorar a confiabilidade do software e acelerar as pesquisas com linguagens de programação e ferramentas.

O Singularity está disponível no site Microsoft CodePlex. Ele foi apresentado nesta terça-feira durante a TechFest, evento anual onde a Microsoft exibe projetos da sua divisão de pesquisas.

Mais: Projeto Singularity


Comments (0)