Entity Framework Power Tools CTP1

05/18/2011 19:56:00 By Felipe Pessoto

O time do Entity Framework/ADO.NET acabou de lançar uma ferramenta sensional, o Entity Framework Power Tools CTP1.

Quem usa Code First sempre tem que ter um trabalhão pra mapear um banco de dados já existente, principalmente se for muito grande e com falhas de modelagem. Com essa nova ferramenta, quando você clica com o botão direito em um projeto C#, tem uma nova opção: "Entity Framework -> Reverse Engineer Code First"

Ao clicar nele aparece a tela padrão do Visual Studio pra escolher um banco de dados e a partir dele cria a classe de Contexto, as Entidades e todos os mapeamentos. Hoje ele sempre cria todos os mapeamento, inclusive se o nome da coluna/tabela é o padrão, para permitir que você refatore suas classes como quiser sem medo de interferir no mapeamento.

No futuro vai ser possível escolher se deseja o mapeamento mínimo, e também se prefere que seja feito por Atributos, nesta versão é tudo por pela API Fluente.

E não é só isso, se você clicar com o botão direito em alguma classe de Contexto, tem 4 opções que também ajudam muito. A primeira permite visualizar o modelo, como se fosse feito no Model First ou Database First, mas é somente leitura. A segunda mostra o EDMX em XML gerado para o Code First. A terceira opção DDL SQL, facilita bastante, criando o script das tabelas. E por fim uma opção para gerar as views pré compiladas usadas pelo EF, acelerando a abertura da aplicação ou do primeiro request no ASP.NET.

 

Da pra baixa pelo link Entity Framework Power Tools CTP1 ou simplemente instalar pelo Extension Manager do Visual Studio, procurando por "Entity Framework Power Tools CTP1"


Comments (2)

isNIL

02/28/2012 21:20:05

Pena que ainda não fizeram para Visual Basic.

Reply

Felipe Pessoto

02/29/2012 10:25:42

Inclusive hoje comentei no blog do Arthur Vickers, se não vão mais atualizar a ferramenta, que não saiu do CTP1 a quase um ano

Reply