Disponível ASP.NET Dynamic Data Preview

04/10/2008 08:07:00 By Felipe Pessoto

A meses atrás foi liberado um Preview do ASP.NET 3.5 Extensions que continha novas funcionalidades que estão por vir este ano (incluindo melhorias no ASP.NET AJAX, ASP.NET MVC, Suporte ao ASP.NET Silverlight e ASP.NET Dynamic Data).

O ASP.NET Dynamic Data adicionou várias novas funcionalidades que permitem que você construa rapidamente uma página de acesso a dados que funcionam com LINQ to SQL ou LINQ to Entities. ASP.NET Dynamic Data permite que você automaticamente tenha uma página totalmente funcional de entrada de dados e relatórios que são dinamicamente construídas a partir dos meta-dados do seu modelo ORM. Além disso, você pode opcionalmente sobrescrever e customizar qualquer um dos templates usando HTML ou o código que você quiser, dando um controle total ao desenvolvedor.

ASP.NET Dynamic Data Preview

Hoje foi liberado uma atualização do ASP.NET Dynamic Data Preview. Para saber mais e fazer o download clique aqui.

Este novo dynamic data preview agora funciona com os controles de dados padrão do ASP.NET (GridView, ListView, FormView, DetailsView, etc). O suporte ao Dynamic Data permite que esses controles possam manipular automaticamente relacionamentos com chave-estrangeira. Por exemplo, um gridview irá automaticamente mostrar o nome do registro na coluna de chave estrangeira em vez do código dela:

 

O novo dynamic data também suporta validações automáticas (tanto no lado cliente quanto no servidor) levando em consideração as constraints que você tem no seu modelo de dados. Por exemplo, se uma coluna no banco de dados é limitada em 50 caracteres, e está marcada como non-nullable, controles de validação apropriados serão aplicados à página para garantir que essas regras serão seguidas. Se você mudar as constraints dentro das suas classes LINQ to SQL ou LINQ to Entities, a interface gráfica irá automaticamente fazer essas mudanças na próxima vez que for chamada, para garantir que as novas constraints serão obedecidas.

Todas as funcionalidades acima estarão presentes para o LINQ to SQL e LINQ to Entities.


Visual Studio Dynamic Data Project Wizard

Outra novidade foi adicionada ao ASP.NET Dynamic Data, o "Time de Ferramentas Web do VS" também terminou um primeiro preview de um novo assistente para projetos usando dynamic data que permite criar rapidamente um site para manipular dados. O assistente permite que você selecione um banco de dados, e então as tabelas, views e sprocs que você deseja construir no seu modelo LINQ to SQL:



Depois de criar um modelo de dados, o assistente deixa você escolher facilmente o template das páginas para manipular os dados:



Você pode então escolher qual tipo de interface é suportada em cada página:


Comments (0)