ASP.NET MVC 3 RC2

12/13/2010 21:44:00 By Felipe Pessoto

Exatamente um mês após o primeiro Release Candidate, sai o ASP.NET MVC RC2.

Como de costume, a Microsoft tem um conceito um pouco diferente sobre Release Candidate, pelo menos no ASP.NET MVC. Entre os RC e o RTM eles também costumam fazer alterações e até incluir novas funcionalidades.

Por exemplo este RC2 tem um breaking change, alterando o nome da propriedade que guarda os dados da View usando propriedades dinamicas, que agora se chama ViewBag, tanto no Controller como na View, para evitar confusões, antes era ViewModel e View.

Esta nova versão também vem com um novo build do NuGet. Um resumo das novidades:

  • Funciona com o VS2010 SP1 Beta
  • Melhorias de performance
  • BugFixes
  • Novo Build do NuGet
  • jQuery atualizado (1.4.4) e jQuery Validation (1.7)
  • Agora inclui o  jQuery UI
  • Melhorias no Output Caching

A versão final deve sair no meio de janeiro, junto com o WebMatrix, IIS Express e SQL Compact Edition 4. Logo depois veremos o EF Code First RTM e depois o VS2010 SP1

Temos bastante novidades para o começo do ano! E ja começam os planos pro ASP.NET MVC 4, é incrivel a velocidade de lançamentos.

 

Microsoft Open Source

 

Nos ultimos anos pudemos perceber uma nova onda Open Source na Microsoft, destacando claro o ASP.NET MVC, que conta com o PM Phil Haacked, grande apoiador do Open Source.

Não só o código é aberto, como temos vários pré lançamento onde podemos enviar sugestões, críticas e bugs para tornar o produto melhor, isso que permitiu lançamentos tão rápidos como o ASP.NET MVC 2 e o 3 que já vem ai, apenas 7 meses depois.

Hoje a Microsoft conta com vários outros projetos Open Source: Ajax Control Toolkit, F#, IronRuby, IronPython, NuGet, MEF, DLR, entre tantos outros que não lembro.

 Todo mundo anda dizendo isso ultimamente, mas não custa reforçar: O mundo está mudando, a Microsoft é aberta, o Java fechado e o Google é o vilão. Não opino quanto aos dois últimos, mas desejo que a Microsoft continue assim, e deve continuar, pois está colhendo bons frutos.

 


Comments (0)