Programming Entity Framework

10/16/2012 23:32:28 By Felipe Pessoto

Já faz algum tempo que terminei de ler este livro mas não tive a oportunidade de comentar sobre ele.
Você pode pensar, um livro sobre Entity Framework? Mas não é só sair usando? Sim você pode, mas como qualquer ORM o Entity Framework é uma abstração, que tenta ser o mais transparente possível, mas o mundo relacional e orientado a objetos é bem diferente e nem tudo acaba se comportando como a gente espera por isso é importante tem uma noção de coisas as coisas funcionam. Isso vale pra qualquer biblioteca ou framework, seja NHibernate, ASP.NET, BCL, etc, quando as coisas dão errado e algo parece estranho ou ser um bug, normalmente o problema é algum detalhe no nosso código que não é tão óbvio quando não conhecemos bem o funcionamento da ferramenta.

Voltando ao livro, é muito importante pra quem planeja usar o Entity Framework pra valer, em Green Field ou Brown Field. A Julia Lerman detalhe muito bem as API´s do EF, Metadados, EDM, o mapeamento entre o banco e o modelo de dados(CSDL, SSDL, MSL), suporte a POCO, como funciona o change tracking, Entity SQL, LINQ to Entities, integração com outros Framework como Windows Forms, WPF e WCF, Object Services, etc. Só nesse resumo já da pra perceber que o Entity Framework não é tão simples assim, pelo menos pra quem deseja saber mais o que acontece debaixa de toda essa abstração.

Acredito que o Programming Entity Framework é a refência no assunto, ele já está na segunda edição atualizado pro Entity Framework 4. Também tem dois outros complementos sobre DbContext e Code First que foram lançados no EF 4.1, mas isso não dispensa a leitura do livro original já que ambos funcionam em cima do Entity Framework original.


Comments (0)