Entity Framework Open Source

7/20/2012 1:39:58 AM By Felipe Pessoto

Hoje foi anunciado em diversos blogs dos developers da Microsoft sobre a abertura do código fonte do Entity Framework. É a primeira vez que o código do Core do .NET é aberto, apesar dos planos de migrar o Entity Framework 6 para um projeto separado, o que é ótimo.

Há muito tempo eu já pedia para tornarem o EF Open Source, mas não tinha tanta esperança que acontecesse realmente, já que nunca o Core do .NET foi liberado.

Nos últimos anos temos visto várias iniciativas da Microsoft aderindo ao Open Source, um dos principais projetos foi o ASP.NET MVC, que iniciou como um Open Source "one way" pois não aceitavam contribuição da comunidade, mas já foi um grande avanço, facilitando muito a interoperabilidade com o Linux/Mono. Alguns anos depois o ASP.NET MVC assim como suas dependencias(Razor, entre outros) foram distribuidos com a licença Apache, muito mais permissiva, além de agora aceitarem contribuições da comunidade. E agora um componente do Core do .NET Open Source e aceitando contibuições, parece até mentira.

Não só o Core do Entity Framework foi aberto como todas suas "peças": pacotes NuGet, Code First, DbContext e o Entity Framework Power Tools. Para baixar o código ou criar um fork você pode acessar o projeto do Entity Framework no Codeplex. Lá tem todas as informações sobre como contribuir, as regras, etc.

O anuncio foi feitos em vários blog: ScottGu, ADO.NET, o Scott Hanselman também deu sua opinião, assim como o Arthur Vickers, desenvolvedor do EF. O Arthur também postou uma série explicando como contribuir com o projeto e algumas coisas sobre como o Entity Framework funciona.

No codeplex tem uma página interessante, com as atas das reuniões semanais que o time do Entity Framework realiza, é interessante para acompanhar o desenvolvimento do projeto e opinar sobre as decisões feitas.


Comments (0)