Criando NuGet Feeds Remoto

08/25/2012 15:18:46 By Felipe Pessoto

Veja o artigo anteior, como criar um Feed Local

Em algumas empresas existem restrições de quais bibliotecas devem ser usadas, portanto você pode criar um servidor interno somente com as Packages que desejar.

Também é um excelente recurso para colocar as bibliotecas desenvolvidas internamente, facilitando o gerenciamento das dependencias e atualizações, que é o meu caso.

Na Athié criamos algumas bibliotecas que são usadas em diversos projetos, incluindo um pacote que não é bem uma biblioteca, mas um conjunto de arqivos que facilitam muito o start de um novo projeto, configurando Logs de erros, Master Page com o layout padrão da empresa, bibliotecas jQuery, autenticação, profiler do banco de dados, etc. É só criar um novo site, instalar o package e começar a programar o que interessa.

Existem duas possibilidades, criar um feed a partir de um diretório, seja local ou uma pasta de rede, ou hospedar via HTTP. A primeira opção é mais simples, porém fica mais dependente do caminho de rede e não possui cache, sendo que toda operação requer a leitura de todas as Packages. Neste artigo vou mostrar como criar um Feed remoto

Criando Feeds Remoto

O processo é quase tão simples quanto criar um Feed Local, não é preciso nem saber programar.

Comece criando um novo Web Application vazio, pode ser em .NET 4.0 ou .NET 4.5, mas usando .NET 4.5 você vai precisar remover a seguinte linha no final do processo, pois ela fica duplicada: "<compilation debug="true" targetFramework="4.0" />"

Para tornar o site em um Feed NuGet é só instalar a Package NuGet.Server

O servidor já vem configurado, por padrão seus Packages deverão ficar dentro da pasta "Packages" do site, mas você pode configurar uma diferente usando a config packagesPath dentro de appSettings no web.config.

Você já pode publicar o site como qualquer outro e ao adicionar os arquivos .nupkg na pasta Packages, automaticamente seu Feed Remoto será atualizado.

Ao abrir o site você vai ver a seguinte página, com a url que será usada para configurar o Visual Studio:

Clicando no link HERE você é direcionado para o Feed e pode verificar os Packages disponíveis:

Configurando o Visual Studio

Agora para configurarmos o Visual Studio, basta abrir as configurações do NuGet:

No menu "Packages Sources", adicionamos o novo Feed, em Name pode colocar o que prefeir e Source é a url do site, no meu caso uma url local, mas você provavelmente vai publicar o site no servidor web da sua empresa:

Agora ao procurarmos Packages, aparece nosso Feed:


Comments (0)