CLR 4.0 Debugging

5/27/2009 12:14:00 AM By Felipe Pessoto

Além de todas as novidades que veremos no .Net 4/C# 4(dynamic, variância de generics, etc) a nova CLR4.0 permitirá dump debugging para código gerenciado. Dump seria algo como despejo, no nosso caso despejo de memória. O termo é comum em muitas ferramente de diagnóstico.



Assim quando um programa travar, você pode abrir o arquivo dump(figura 2) e ver o estado do programa na hora do crash(figura 3). É como se você estivesse debugando o programa, com algumas limitações, a primeira e óbvia é que você não pode continuar a execução do programa, outra que tinhamos no CTP e foi resolvida no Beta é o acesso a propriedades e métodos, já não temos um processo rodando pra executá-los.





Para executar os métodos e propriedades o VS2010 interpreta o código IL e executa o código virtualmente. Na janela Immediate Window(figura 4) você pode ver as chamadas que fiz, usando o arquivo dump, as chamadas virtuais são marcadas com um asterisco(*). E se tentar continuar a execução do programa, irá receber a mensagem de que não é possível:


Comments (0)