Fujiy

Blog sobre .NET, C#, ASP.NET entre outras tecnologias de desenvolvimento de software

ASP.NET MVC, Web API, Razor agora são realmente Open Source

27/03/2012 22:24:30 Por Fujiy

Com o apoio do Phil Haack, o ASP.NET MVC é Open Source desde a primeira versão, sendo usado inclusive no Mono. Isso parece ter aberto as portas pra uma Microsoft muito mais Open Source, que hoje além de ter vários projetos Open Source, como MVC, DLR, IronPython, IronRuby, Web Pages/Razor, WebAPI, etc. também está usando vários projetos Open Source em seus produtos, como o jQuery, jQuery UI, Modernizr, recentemente o JSON.NET, entre outros.

Hoje o ScottGu anunciou grandes notícias. Teremos o ASP.NET Web Pages e Web API disponibilizados com a licença Apache 2.0, permitindo que também sejam incluídos no Mono. Além disso, pela primeira vez, qualquer desenvolvedor poderá enviar patches e códigos que serão avaliados pela equipe da Microsoft e se aprovado será integrado ao código fonte oficial dos produtos. Isso é uma grande mudança nos conceitos da Microsoft, ainda não imagino como será o processo para garantir que o código é legitimo e não foi copiado de algum outro produto protegido por copyright, que era uma das preocupações em relação a aceitas códigos do público.

Os códigos fonte serão disponibilidados no Codeplex pelo projeto http://aspnetwebstack.codeplex.com/ usando o recém anunciado suporte para Git, sempre que algum desenvolvedor da Microsoft fizer um checkin teremos o código disponível imediamente.

Adicionar Comentário

Or enter your details below